quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Mandamento Esquecido




“Não tomarás o nome do Senhor, o seu Deus, em vão...”, esse é sem dúvida o mandamento que as pessoas dão menos importância. Nós, evangélicos, vivemos criticando os católicos por que eles oram para dezenas de santos. A gente fala mal de quem dorme o sábado todo, a gente acha feio quem briga com os pais, mas a gente não liga pra quem usa o nome de Deus como bordão.

Esse é o pecado que eu mais tenho raiva. Porque seus bisavôs diziam: “Ai meus Deus”, seus avós falavam: “Ai meus Deus”, seus pais dizem: “Ai meus Deus”,e seus amigos : “Ai meus Deus”, e, por conseqüência, você fala: “Ai meus Deus”, a toda hora, sem sentir qualquer peso na consciência. É, possivelmente, o único mandamento que o Inimigo não precisa perder tempo em tentar ninguém. Todo mundo já atropela o 3º mandamento normalmente. Mas o que ninguém saca é que esse é um pecado como qualquer outro.

Para ficar mais fácil, vamos raciocinar de outra forma, um pouco mais simples. Digamos que você comece a roubar sem parar. Você entende que se fizer isso, sua vaga no céu estará seriamente comprometida, correto? Se você começar a assassinar as pessoas, vai ficar difícil pra Deus segurar sua cadeira no banquete celestial, certo? Se você trabalhar no sábado ou adorar a outros deuses, as coisas podem complicar um pouco. Ou se você desrespeitar seus pais, mentir para eles, cobiçar as coisas do seu vizinho, ou ter algum tipo de relacionamento extraconjugal, é quase certo que você fique por aqui quando Jesus voltar. Você entende isso, né? Então por que achar que dizer “Ai meus Deus” toda hora não tem problema? Bom, eu tenho uma surpresa bem desagradável pra você agora. Está preparado? Lá vai: falar o nome de Deus em vão é um pecado tão grande quanto assassinar uma pessoa, e, acredite, você corre sérios riscos de ser deixado aqui para queimar quando Jesus voltar a esta terra.

Por que achar quê achar que esse pecado não é tão grande quanto os outros, ou que este não seja um pecado? As pessoas dizem adorar a Deus, mas dizem o nome dele como se fosse algo comum? Você sabe o que aconteceria com você se dissesse “Deus” a cada hora que respirasse no antigo Israel? Você e a sua família seriam apedrejados na frente de todo o povo. Gente, isso é sério. O nome de Deus é sagrado. Ele não é o presidente da república, ele não é um ator famoso, ele não é o ex-namorado da Madona.O nome de Deus não é brincadeira. Ou você acha que dizer o nome de Deus em vão é fazer piadas com Ele? Cada vez que você diz: “Ai meus Deus” sem qualquer critério, você está cavando a sua cova.

A Bíblia fala de um pecado que não tem perdão. Todos os outros têm e sempre terão, mas existe um pecado que Deus não pode perdoar, embora ele queira. É o chamado “Pecado contra o Espírito Santo”. Muitos não entendem o que é este pecado, então eu vou explicar de maneira bem simples. O pecado contra o Espírito Santo é quando você comete um determinado pecado tantas vezes, que, com o passar do tempo, você fica “narcotizado” por esse pecado e deixa de pedir perdão a Deus por que isso se torna natural, sabe. E por que Deus não perdoa? Por que não tem como ele perdoar algo que você não mais se arrepende de ter feito. Quando você usa o nome SANTO Dele para se referir a qualquer acontecimento da sua vida, e faz isso durante alguns anos, isso passa a ser normal pra você. Você faz disso um habito. Já não é mais pecado, então pra quê pedir perdão?

E a coisa é tão séria que esse é o primeiro mandamento que vem com uma ameaça no final: “... por que o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão.” A versão internacional diz: “... por que o Senhor não deixará impune o que tomar o seu nome em vão”. Não tem como simplificar mais, eu tentei. Deus não vai deixar passar. “Meu Deus, que frio”, “Meu Deus, que gata”, “Meu Deus, que linda a sua roupa”. E têm piores. Eu já ouvi: “Meu Deus, que bosta!”. Velho, por favor, não diz mais isso. É pior que falar o palavrão mais horrível que você pensar. Isso é um pecado como todos os outros, e é muito sério, por que você está mexendo diretamente com o Ser mais sagrado e poderoso que existe. Um ser diante do qual você não representa nem um átomo de um verme. Você está usando o nome de um Ser que é eterno e criou TUDO o que existe. Diante Dele você é um saco de imundícia, ou, de bosta, se preferir um palavra mais atual. Você acha coerente usar o nome de alguém tão santo, que, coincidentemente, é o juiz que vai determinar se você vive ou morre para sempre, sem qualquer critério?

Felizmente para nós pecadores sempre tem uma nova chance de começar de novo e fazer direito. Sabe, esse Deus, o qual você diz o nome dele a toda hora, é muito bondoso. Ele mandou seu Filho para morrer por nós exatamente para que você tivesse outra chance quando dissesse o nome Dele em vão. Então vamos combinar de eu e você pararmos uns segundinhos AGORA para fazermos uma oração, bem rapidinha, porém sincera, suplicando perdão a Ele pelo mal uso de Seu nome, e pedindo ajuda para evitar passar por cima do 3º mandamento, como é o costume do mundo, no qual você vive, mas não quer ficar muito mais tempo, blz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário