terça-feira, 24 de maio de 2011

Geração Inquieta


O jovem sofre de ansiedade por estar conectado com mil coisas ao mesmo tempo

Já teve dias em que você estudou, trabalhou, tuitou, criticou, escutou, assistiu, e mesmo assim não fez nada? E o pior é que no fim do dia você tava cansando pra caramba, pensando no que ia fazer no dia seguinte. A noite passou e nada de o sono chegar. Amanheceu e começou tudo de novo. É desesperador, mas é comum. A sociedade de hoje já nasce a 100 por hora, ligada em 220, não para por nada! O jovem é ansioso por natureza, pensa em tudo ao mesmo tempo, se preocupa com o que nem aconteceu, e isso pode ser um problema.

Alias, a psicóloga Jean Twenge da Universidade Estadual de San Diego em sua pesquisa mostra que os jovens americanos estão 5 vezes mais ansiosos em relação aos jovens de 1938. Está nascendo uma nova geração de pessoas inquietas. Doenças como a depressão e obesidade, e a baixa imunidade são resultados da ansiedade insana do jovem atual.

Beleza, ai você pergunta: “Você tá querendo dizer que se eu ficar ansioso eu fico doente?” Não! Nada disso. Existem dois tipos de ansiedade. Para o médico especialista em saúde da família e comunidade, Fábio Cortez Rodrigues há dois tipos de ansiedade. “Existe a normal, que é o sentimento de antecipação do ser humano diante de alguma coisa, e a anormal, o Transtorno de Ansiedade Generalizada”. Esse segundo é quando a ansiedade se torna mais contínua. A pessoa come mais, ou deixa de comer, fica irritada, começa a brigar, e adoece.
A professora de história Giane Lumertz confessa que tem muita coisa para fazer, mas parece que não dá tempo pra nada. “Começo o dia abrindo meu e-mail, Twitter, o ‘Face’, jornal, sites, enfim. Eu quero saber tudo o que está acontecendo no mundo, mas eu não tenho tempo pra me informar como gostaria. Isso realmente me deixa muito ansiosa e as vezes sinto que abaixa a minha imunidade”, declara.

A ansiedade é uma doença que cresce muito, pois se camufla em outros males, como o estresse. O jovem não dá a devida atenção para aquilo que sente. As vezes o contato com tanta tecnologia ultrapassa a barreira da paz de espírito e dá início a uma cadeia de constante cobrança. Portanto, um equilíbrio pessoal, profissional e tecnológico é essencial para que haja uma boa qualidade de vida. Respire! Que tal um passeio no parque? Lembre-se: uma coisa de cada vez, e não se esqueça de organizar a sua agenda.


Fabiane Quero / Bruno Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário