sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Professor... O ditador do sec. 21


Ah sim! Nem essas exóticas criaturas escapam das garras maquiavélicas desse Blog. Sim! Os professores, temidos carrascos que espalham o medo e a dor por onde quer que passam... É brincadeira, viu [ou não].

Falar sobre professores é algo extremamente perigoso. Eu estou terminando o ensino médio, por tanto o que for revelado aqui pode gerar alguma reação em cadeia e acabar fazendo com que eu fique mais um ano no colegial. Pra falar a verdade, isso não me impede de falar desse povo.

Mas é difícil, sabe, por que não tem como dividi-los em classes. Eles não seguem uma lógica, não têm um padrão. Cada um é uma surpresa diferente. Sei que existem os felizes, os malucos, os “na deles”, e os Darth Vaders – quase todos.

Os felizes, você sabe, são aqueles que sempre tão felizes... Ou bêbados, não se sabe ao certo. Sempre lá, com aquele sorrisão mal escovado, olhando pra você com aqueles olhos abertos, rindo de qualquer coisa que se fala na sala de aula. É um sarro.

Os malucos são os mais legais. Você não entende bulhufas da aula deles, mas adora por que eles te fazem rir. Eles fazem altas loucuras na sala de aula. Tem uns que sobem na mesa, gritam, dançam a Dança do Quadrado, o Créu, Macarena... E quando resolvem contar piada... Só eles entendem, mas você ri por que foi engraçada a reação do professor. Com certeza, os melhores.

Os “Na Deles” são definitivamente esquisitos. São bipolares, uma hora estão felizes, outra hora bravos, tristes, loucos, vivos, outra hora mortos... Esquisito pra caramba. Parece que todos têm ou estão na TPM. Tem que dá chocolate pra acalmar essas criaturas de outro planeta, por que se não... Geralmente adoram brincar, coisa e tal, mas se você fala alguma coisa que não deve, tipo: “Eu nunca vo usar isso”... Rapaz... Tá perdido. “Acabo a brincadeira, cada um pro seu canto, bico calado, copia a lição da lousa, ponto negativo pra quem fez a bricadeirinha sem graça, se falar de novo vai pro diretor... Ai minha nossa, eu quero um chocolate...” – Senta da cadeira dele, apóia o ombro no joelho e deita a testa sobre a mão. Sala toda quieta, querendo rir, mas evita, pra não ir visitar a sala do diretor – pela sexta vez – naquela semana.

Os Darth Vaders. Deixei esses por último, por que são os mais temidos. Carrascões malvados, que não conhecem o sentimento do amor e da consciência pesada. Lobos maus, que nada mais querem, se não soprar e derrubar a casinha de palha dos 40 porquinhos da sala de aula. Oh sim, são os terríveis vilões de nossa história, aqueles que, quando você vê, já toca aquela musiquinha do Pânico, do Tubarão, do Jogos Mortais, ou de outro filme de terror qualquer por ai. São os professores que até a coordenação têm medo. Sua diversão é virar a noite maquinando secretamente algum tipo de plano maldoso contra seu maior inimigo: o Aluno. Geralmente é algum mega-trabalho, ou uma putisgrila-prova, mas, seja como for, é algo que vai pegar no “calcanhar de Aquiles” de todos os alunos da classe. Cuidado com eles.

É claro que existem outros tipos de professores que eu não lembrei. É muita coisa. Como eu disse, eles não seguem uma lógica. Bom, na verdade tem um padrão. Meio genérico, mas é um padrão. É assim:

  • · Professora de pré-escola – As mais coitadas que existem. Lutam para serem bem sucedidas, mas não são muito aceitas pela sociedade por causa do nível de seus alunos. Geralmente não têm mais que um magistério. Talvez seja por isso que têm que alimentar seus dez filhos com o lanche da escola.
  • · Professor de escola pública – Um nível acima das professoras de pré-escola. Esses professores se gabam de serem empregados pelo governo e, por isso, nunca vão ficar desempregados, mas no fundo almejam um emprego no colégio particular gigantesco que têm a cinqüenta metros da Escola Estadual Nome de Algum Professor Desconhecido, isso tudo por que na particular a mensalidade é absurdamente alta, conseqüentemente o salário também. E pra piorar, têm que dar nota pros piores alunos da sala, por que se não leva bala na testa. Eita, vida cruel...
  • · Professor de colégio particular – Ah sim, quase o top da profissão. Geralmente fazem de tudo pelo emprego, preparam aulas dinâmicas, provas inteligentes e piadas sem graça... Andam pelos corredores da escola, balangando aquela barriga de shop que eles conseguiram gastando anos do salário particular em churrascão com outros professores, cumprimentam os alunos, as faxineiras, monitores, e colegas de trabalho em geral.
  • · Professor de colégio particular que dá aula em escola publica também. – Não tem nem o que falar. Fazem isso provavelmente para se gabar para os professores da rede publica que não dão aula em colégio particular. Eles não precisam do salário do governo, ganham milhões com a mensalidade dos 850 alunos da particular...
  • · Professor de colégio particular que dá aula em cursinho. – Definição simples e objetiva: recém casados, com a mulher grávida, as dívidas do casamento não quitadas, a hipoteca da casa ainda não paga e a mensalidade do carro semi-novo chegando.
  • · Professor de faculdade Particular – Vivem tristes e mal humorados por que não conseguiram um emprego em alguma universidade federal, pensando que o trabalho de sua vida foi em vão. Mas até que são gente boa.
  • · Professor de universidade publica – Ah! O topo do top. São os soberanos desse mundo. Falam o que quiserem, e ninguém pode dizer o contrario, por quê? Por que professor de universidade publica tem mestrado, doutorado, pós-doutorado, pós-mestrado, PHD, PPHD, PHTG, PQP, CPI... O que eles falam, é lei. Mas eles só chegam ao topo mesmo quando tem alguma epidemia, alguma crise, alguma previsão meteorológica perigosa, por que só assim eles aparecem na TV. Vixi!!! Quando aparecem na TV já podem se aposentar. Ah, caro leitor, se você for professor e aparecer em algum programa de auditório, alguma revista eletrônica, algum jornal... Você tá feito. Vai ter emprego pro resto da sua vida, pros seus filhos, netos, e até mesmo pra sua sogra... Se tiver sogra. Geralmente são nerds solitários durante a vida inteira. Seja como for, aparecer na TV é o auge da carreira de um professor.

Basicamente é isso. Essa é a categoria “Professor” da tabela de profissões de nosso planeta. Acho que não deu pra definir direito, mas é isso. É claro que existem as definições genéricas que cabem a todos os professores:

  1. · Professor de física é sempre pirado. Os neurônios deles fritaram por causa da matéria diabólica que desenvolvem. Não fique muito perto, se não você enlouquece por osmose.
  2. · Não importa pra nenhum deles se você tem o mundo de trabalhos pra fazer, a única coisa que importa é a própria matéria. Todos eles acham que você só tem aula com ele.
  3. · Professor de Filosofia sempre fuma uns beck escondido.
  4. · Professor de inglês sempre gosta mais do inglês do que do português (sério? Dhãã).
  5. · Todos odeiam as seguintes frases: “Corrigiu a prova”, “Pra quê que eu vou usar isso na minha vida”, “Matematica é coisa do diabo”, “Meu cachorro mordeu minha lição de casa”, “Não foi de língua. Juro!”, “Bateu o sinal”, “Ah, por que sim”, “Mas é do NX Zero!” e “Ah, cê sabe que eu te amo, né professor...”

A verdade é que estaríamos perdidaços sem esse povo que dá aula pra gente. O mundo ia virar um imenso Congresso Nacional. Ai, credo! Arrepia tudo só de pensar nisso.

Professores, ruim com eles, pior sem eles.

Homenageada de Hoje: Paola

Na verdade hoje eu ia falar de outoro amigo meu, mas, como eu disse, não escolho quem vai ser. Falo daquele que sinto vontade de falar na hora que eu escrevo as coisas aqui. Pensei nela talvez por que é uma das CDFs da classe, e como eu falei de professores...

A primeira lembrança que eu tenho da Paola foi ela perguntando de “Fordismo” – até agora não sei o que foi essa merda – para o professor de geografia, da categoria “Felizes”. Quando eu vi a Paola, me lembro de ter pensado que ela parecia a Nina Mayers do 24 Horas, pela aparência, mas depois que eu a conheci melhor,vi que parece mais com a Michele Dressler. Pra quem não conhece o 24 Horas, Nina é uma das maiores inimigas do Jack Bauer, mas a Michele é uma das melhores amigas dele. Foi, ela morreu.

Seja como for, gostei muito de conhecer a Paola. Aprendi várias coisas com ela, e continuo aprendendo. Ela é um doce, quem vê pensa que é de porcelana, mas se pisa no calo dela, rapaiz... Sai da frente! Recentemente ela corto o cabelo. Ta parecendo uma minininha agora. Só parecendo, por que, por trás da minininha, esconde-se um porcão palmeirense sedento por notas escolares.

Paola, sabe que eu to brincando, né? Gosto mto d vc. Sabe que se mora no coração meu. Gosto muito de chegar na escola, cansado por que eu venho de bicicleta, e encontrar você e seu sorriso lindo e espontâneo, rindo com o povão caipira da nossa sala.

Bjo Paola....te adooro!


bjo.me.manda.um.recado.no.orkut

2 comentários:

  1. jacckkkk, melhor post do mundo, a paola vai te matar quando ler isso^^
    sobre o comentário do meu blog, eh X pq ele eh desconhecido, naum quero revelar o nome, pode ser meio xato...

    eh isso
    beijo.me.liga

    ResponderExcluir
  2. Jaaaack, essa do "Ah, cê sabe que eu te amo, né professor...” é a mais usada na nossa sala. Incrivel!
    E foi a definição mais estranha que fizeram de mim em toda a minha vida. Mas me arrancou risos. AUISHDUAHSDUHASUDHAUSHD
    Também adorei te conheçer Jack.
    Beijos

    ResponderExcluir