quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Vale mesmo a pena continuar vivo?


A vida é uma roubada. Sempre sacaneando e pregando peças em nós. É sempre um problema atrás do outro, tanto que nem temos tempo de pensar em nós mesmos. Ninguém pára pra pensar como é terrível viver. Ninguém, exceto os suicidas, pára pra pensar se vale mesmo à pena continuar vivo. Infelizmente não existe jeito de acabar com os problemas... Ah! Minto, existe sim. Mas é uma maneira só. Uma maneira rápida e infalível, e é protagonizada por nossos amigos, geralmente depressivos, os suicidas.

Todos os dias, notícias de gente morta e fenômenos naturais assassinos. “Que bom que isso acontece bem longe de mim”, pensamos. A verdade é que isso pode acontecer com cada um de nós.

Quem sabe as pessoas pudessem escolher se querem vir ao mundo ou não. Pudessem dar uma olhada pelo umbigo da mãe, ou talvez uma tela de plasma orgânica “placental” onde um documentário seria projetado. Muitos iriam escolher não vir pra cá.

Vale mesmo a pena batalhar todos os dias pra permanecer respirando? Estar, ficar, permanecer, continuar vivo enquanto o mundo cai ao nosso redor. Ver pessoas, seres humanos , morrendo e sofrendo nas mãos de quem não tem mais o que fazer, a não ser olhar pro próprio bolso e ver, a cada dia, um espaço vazio lá dentro. Morrendo por causa de quem olha pra dentro de si mesmo e vê um vício que precisa ser alimentado a todo custo. Vemos pessoas que continuam lutando para serem escravas de outras pessoas que não servem pra nada, a não ser para ver a grama crescendo por baixo (mas elas não morrem assim tão fácil).

Não só ver pessoas sofrendo, mas sofrer também é ruim. Sempre que, mesmo rodeado de pessoas, você se vê só, sempre que você ama alguém que não quer nem saber disso, sempre que se perde alguém que se ama, sempre que não dá pra ver o jogo do Brasil... Sofremos pelas mais variadas maneiras. Eu acredito que o sofrimento seja a arte mais criativa que existe. Anos e anos de civilização e, a cada dia, novas maneiras de sofrer são inventadas e apresentadas na "Exposição Internacional da Vida".

Vale mesmo a pena continuar vivo? Tenho repetido pra mim mesmo essa pergunta sempre que viro amostra da ExpoI.V., e só consigo pensar em uma resposta: NÃO. Não vale a pena continuar sofrendo nesse mundo, continuar respirando o mesmo ar que o Senado respira. Não é justo jogar uma criança no mundo, para que ela tenha que passar por todas as coisas que você já passou. Não é justo que alguém que acabou de nascer, tão puro, viva a vida ganhando malícia e sendo outro ser humano egoísta como nós. Não é justo que ele tenha que virar amostra da arte que nos expõe todos os dias ao ridículo. Não vale a pena permanecer vivo.

Falei sobre esse assunto tão cruel nessa postagem por que hoje é o Dia Mundial para a Prevenção do Suicídio. Cerca de 3000 seres humanos se matam todos os dias, o que dá um a cada 30 segundos, e 1,1 milhão por ano. É claro que é um número bastante reduzido, já que de 20 tentativas de suicídio, só uma é executada com sucesso. A OMS afirma que a taxa de suicídios aumentou 60% nos últimos 50 anos, sobretudo nos países em desenvolvimento, e é uma das três principais causas de morte entre jovens de 15 a 34 anos, embora as maiores vítimas sejam pessoas com mais de 60 anos. Seja lá qual for a idade, todos, sem exceção, são depressivos e sem esperança. Por isso muitos se matam todos os dias. Por que não têm esperança. Esperança de algo ou alguma coisa boa. Esperança que vai melhorar, que vai mudar, que vai passar. Eu, Bruno, escritor desse Blog, pra mim, vale apena eu continuar vivo? Vale, já que eu tenho esperança de um futuro melhor. Tenho esperança que o mal não dura pra sempre. Tenho esperança de que o que eu vivo aqui é apenas uma fração pequena da minha vida. Tenho esperança de que vai mudar... Algum dia.

Um amigo meu me disse uma vez, não com as mesmas palavras: “Se não tiver esperança, se não acreditar em alguma coisa, pra quê viver?” É a Esperança que mantém as pessoas vivas. Seja esperança de um novo emprego, de uma família, de uma viagem, da classificação no vestibular, do resultado de Brasil X Argentina – foi sábado a noite, 3 a 1... Chupa Argentina!! –, ou, quem sabe, esperança de um futuro melhor, uma Esperança que me alegra, me revigora, me mantém vivo a cada dia que se passa.

www.esperanca.com.br

[Dados da OMS de 2007]

Homenageado do dia: Ellen

Faz tempo que eu estou pensando em falar dela aqui. Mas eu tenho que escolher muito bem as palavras pra falar de um anjo. Até por que, muitas vezes eu já a deixei triste.

A Ellen sempre foi um amor comigo. Desde que eu a conheci – uma dia que ela havia lavado o banheiro do residencial feminino, e estava rouca, tossido por causa do cloro –, até hoje, quando mantenho contato com ela pelo telefone e Orkut.

Ela é um doce, tem um sorriso lindo, e é muito sociável. Conheci ela no internato, e logo ficamos amigos. Não lembro como foi, só lembro que ela me escolheu pra ser o amigo dela. Me sinto honrado com isso. Infelizmente não fui o amigo que ela merecia. Mas ela nunca desistiu de mim. Infelizmente eu era arrogante de mais pra perceber isso.

A Ellen é uma amiga que todos querem ter. Ela se importa com os amigos e isso é lindo. Queria ter sido esse tipo de amigo pra ela. Um amigo perfeito.

Não passa um dia da minha vida sem que eu feche meus olhos e me arrependa de não ter sido o amigo que ela merecia. Me arrependo de cobrar dela quando eu mesmo deveria ter sido cobrado. Me arrependo de cada dia que eu a entristeci. Me arrependo da última vez que a ouvi chorar. Foi ao telefone, enquanto dizia a ela que não voltaria ao internato. Me lembro da voz dela, tremula e rouquinha por causa das lágrimas. Me perdoe por não ter sido o amigo que você merecia.

Ellen, meu anjinho, obrigado por não desistir de mim. Obrigado por ter me aceitado sem ligar pro quão arrogante eu era. Obrigado pelo que você, até hoje, tem me ensinado, e obrigado pelo jeito que ensinou. Não posso prometer que vou ser um amigo perfeito pra você, Ellen. Não posso nem pedir que me aceite como seu melhor amigo mais. Com os olhos frouxos, segurando-me pra não chorar, peço apenas que me deixe tentar ser seu melhor amigo de novo. Não prometo que não vou cometer erros, mas prometo que vou evitá-los, ao máximo, tentando chegar perto da perfeição que você merece. Eu te amo, Ellen.


bjo.me.manda.um.recado.no.orkut

Nenhum comentário:

Postar um comentário