quarta-feira, 22 de junho de 2011

Programa 360

Neste semestre tivemos aulas de radiojornalismo aqui no Unasp. O trabalho final da matéria era produzir um programa ao vivo na Radio Unasp.
O meu grupo fez um programa diferente do formato padrão de radiojornalismo. Fizemos uma espécie de "Pânico" cristão. Eu ouvia um programa assim numa rádio gospel de campinas, a Objetiva Sat. Eles tinham o programa "Sem Noção", onde cada dia os três locutores, cada um mais engraçado que o outro, discutiam sobre um tema previamente escolhido. Os ouvintes participavam, era muito legal. Uma vez eu fui visitar a rádio com a minha irmã e eles nos colocaram pra dentro do estúdio no meio do programa ao vivo. Foi ótimo.
Existe outro programa parecido, o programa “Login” que vai ao ar todos as noites, das 8 as 10 na Band FM. É igualzinho o Sem Noção, só que com mais simpático do que engraçado, e com dois ótimos apresentadores: o Marcelo e a Babi.
Eu e a outra produtora do grupo pensamos sobre a idéia de juntar esses dois programas com o Pânico no rádio. Apresentamos ao restante do grupo, que gostou e assim nasceu o 360. Este nome foi escolhido por que a idéia era que nós daríamos uma volta completa em torno de um determinado assunto.
O programa foi concebido como um talk show de início de noite, onde nós tínhamos um tema e um convidado principal, que fica conosco durante o programa inteiro, mas somente o primeiro bloco é focado nele. O 360 é dividido em três blocos, onde entrevistamos os convidados com muito bom humor. É um programa bem descontraído e engraçado. Aproximamos bem o jornalismo do humor. Os dois primeiros blocos são finalizados com notícias do Brasil e do mundo. Nos dois últimos, dois convidados diferentes se apresentam, um em cada bloco, e a entrevista passa a ser focada neles e não no convidado principal. Este passa a ser um membro honorário da bancada de apresentadores, podendo fazer comentários e perguntas sempre que sentir vontade. No futuro, caso o 360 passe realmente a existir, a idéia é colocar participações pelo Twitter, e-mail e telefone também.
O piloto do programa está aí embaixo, dividido em duas partes. Está editado, é claro. Espero que você goste do que vai ouvir.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Bruno Quaresma
Produção: Edicléia Oliveira
Edição: Bruno Quaresma
Locutores: Bruno Quaresma / Haroldo Henrique
Reportagem: Bruna Oliveira / Rúbia Alves
Colunista Internacional: Marlene Quissola
Orientação: Prof.ª Valéria Hein

Piloto programa 360:

Parte 1/2

Download: http://virou.gr/lylcVe


Parte 2/2

Download: http://virou.gr/mO4szm




Você pode fazer o donwload do programa e mostrar pra todo mundo, desde que constem os devidos crédidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário