quarta-feira, 9 de junho de 2010

a Razão que eu sigo



A razão está na moda. Atualmente seriados como o “House (FOX)” e o “Lie to Me (FOX)” fazem a cabeça da nova geração de pensadores do planeta. O que vale agora é a razão... De novo. É claro que apesar de esse ser o bacana da vez, a emoção não foi deixada de lado, mas isso não importa agora, o que importa é que eu também entrei nessa de razão.

Desde que eu me lembro, eu nunca me deixo levar muito pelo coração, e quando faço isso, me sinto péssimo. A razão é o que governa a minha cabeça, meus atos e pensamentos. Sempre antes de fazer algo eu reflito se isso é realmente o certo a fazer e se aquele é o momento certo a se fazer. Será que vai ser bom? Eu vou quebrar a cara? Alias, pra quê eu to fazendo isso mesmo? Coisas bacanas como contar pra alguém que eu gosto daquela menina, ou desabafar num momento triste, ou confiar em determinadas pessoas se tornaram inúteis pra mim. Esse é o perigo da razão.

Logicamente nem sempre eu consigo agir inteiramente racionalmente. Talvez por que eu seja adolescente ainda. A razão me diz que os adolescentes em geral agem conforme as regras do coração. Tenho tentado me desfazer desse tabu. É difícil. Hoje mesmo eu briguei com meu pais por causa de emoção. Só precisa de alguém pra descontar o que eu estava sentindo na hora. Só meu pai estava acordado. Fui injusto com ele. Não foi certo, não tenho o direito de descontar meus problemas nas pessoas assim tão egoisticamente. A razão me proíbe disso.

Muitas vezes também eu acabo moldando minhas palavras para que elas me façam parecer um ser humano perfeito. Quem sabe eu não esteja fazendo isso agora. A razão me faz ter esse comportamento. É um exagero de razão.

Em contrapartida, no momento estou terrivelmente atraído por uma garota linda do terceiro ano. Ela é loida, baixinha, um ano a menos que eu... Perfeita. A razao me diz que isso vai passar, cedo ou tarde. Por que? Atração física é irracional, e o que é irracional passa (sim, é unicamente atração física, até por que eu nem conheço a garota).

Por outro lado a razão me impede de falar com alguém sobre isso, por que ela me diz que não fará diferença alguma na minha vida. A única coisa que será diferente é que mais gente vai saber disso e, racionalmente, isso é ruim. Nunca vi nada bom em desabafar com alguém, além é claro do sentimento de alívio. Racionalmente isso é bom, mas racionalmente é inútil. Entramos num circulo muito mau.

Mas existe também outro lado, um lado bom de ser governado pela razão. E esse é o lado que eu chamo de racional. Deixo de fazer e faço muitas coisas por causa desse lado. O que eu mais gosto é que é esse o lado que me mantém acreditando em Deus e na criação Dele.

É extremamente irracional não acreditar em Deus. É absurdo cogitar a possibilidade de o mundo ter sido criado pelo acaso. Isso é uma das coisas mais ilógicas que [não] existem. Cara, me diz um negócio, como, mas como!, seria possível que uma explosão gerasse vida? Isso não existe, só em filmes de ficção! Tá certo que os cientistas têm seus argumentos, mas são argumentos furados por que é ilógico crer em algo assim.
A verdade é que eu admiro esses caras que acreditam nessas coisas. Admiro muito a fé que eles tem. Eu sou um cara de pouca fé. Tenho vergonha da pouca fé que tenho. Se eu tivesse mais fé, acreditaria na evolução, por que é preciso muita, mas muita fé mesmo pra acreditar em algo tão absurdo.

Olha esse texto da BBC Brasil do dia 8/6/10 – “Os planetas do Sistema Solar foram criados pela colisão de pequenos planetas que orbitavam em torno do então recém formado Sol. Durante as colisões, os pequenos planetas derretiam e se juntavam, formando planetas cada vez maiores”. Não é preciso muita fé pra acreditar numa besteira dessa?? Planetas colidiram e formaram planetas... Bacana isso, né. É legal por que a gente vê que quando os carros colidem, formam-se outros carros. É impressionante. Fora que outro dia, jogando bola, eu colidi com um jogador do outro time, e advinha... Formou-se um jogador novo.

Assim como Lewis, eu também não tenho fé suficiente para ser ateu, e menos ainda pra ser evolucionista. É como acreditar que as historias do Star Wars podem ser verdadeiras. Alias, minto. Acreditar no Star Wars é muito mais fácil e lógico que o Big Bang. Todo mundo sabe que num futuro distante os seres humanos se relacionarão com ETs falantes e muito feios, e, mesmo com toda a tecnologia disponível, o governo e as roupas serão como na republica romana antiga, enquanto batalhas espaciais em naves sinistronas acontecerão há anos-luz acima de nós. Mais possível que a evolução, com certeza.

A verdade é que se mais pessoas levassem a razão em consideração, ninguém acreditaria que explosões podem dar vida. É muito mais fácil e lógico acreditar num Ser poderoso que criou tudo. Alias, isso é bem mais provável. Não vou, me recuso a acreditar em contos de fadas, em histórias de ficção. Prefiro acreditar na Razão mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário